Case: Papel e Celulose 2 - B-570

   Nesta empresa de papel e celulose localizada no estado de Minas Gerais, foi realizado um teste com o bioaditivo B-570 durante 60 dias devido a problemas com a decantabilidade do lodo que refletia nos valores de sólidos suspensos totais (SST) e da demanda química de oxigênio (DQO) constantemente fora dos padrões da legislação.

   Os objetivos da aplicação do bioaditivo foram:
a) restabelecer as concentrações de cultura biológica (microbiota) no tanque de aeração aos seus valores normais,
b) recuperar e melhorar as características de sedimentabiliade do lodo;
c) melhorar a capacidade de absorção de choques com um menor consumo de oxigênio e
d) reduzir os valores de picos dos SST e DQO do efluente tratado durante produção de ECF. Os resultados obtidos mostraram-se bastante satisfatórios como pode ser observado nos gráficos anexos.

   Após adição do B-570 houve um a redução significativa da DQO do efluente de saída, do IVL e de SST.

   Percebe-se ainda que o efeito na redução dos parâmetros acima mencionados perdurou para além do final da aplicação, mostrando um efeito residual da adição dos bioaditivos.

   A remoção de carga orgânica pelos microrganismos selecionados presentes no bioaditivo necessitou de uma menor quantidade de oxigênio devido à elevada eficiência na conversão do carbono orgânico em CO2 e H2O promovido pela microbiota selecionada. Este efeito permitiu um aumento no teor de O2 dissolvido como pode ser observado no gráfico permitindo um estudo para redução de custo energético através da redução de O2 fornecido.

Bio-Brasil Limpeza Biológica Ltda.
R. Comendador Elias Assi, 371 - São Paulo-SP
Tel./Fax: (11) 3721-2426